quarta-feira, 6 de março de 2019

Emo eu???



O verão de 85 teria sido marcada pelo surgimento do Revolution Summer quando uma nova onda de bandas vieram com uma proposta de revitalizar a cena Hardcore. O termo Emo foi criado na música por publicações de jornalistas e fanzineiros da época que viram que as bandas tocavam de forma mais Emocional. Mas a galera não aceitou muito esse termo, porque para eles o hardcore sempre foi Emocional.
Os dois pioneiros do Emo regeitaram sua cria.
Guy fala em uma estrevista que acha o termo mais insignificante e pergunta e os Bad Brains eram robôs?
Com Ian não foi diferente, quando em um show ele parou e começou a falar que o termo era estúpido e uso até uma referência ao Emo Phillips ( que era um comediante da época) para ressaltar mais ainda como o termo era estúpido.
"Quase toda música não é emocional em algum grau ou outro? É um termo absurdo"
É muito comum as pessoas brigarem pela paternidade de um gênero, mas com o Emo foi diferente, ninguém quer saber do coitado.

Mas como tudo tem dois lados. Eu gostaria de ressaltar porque o termo não é tão estúpido.
Veja essa publicação da Thrasher:
“Ele atende pelo nome de Emo-Core ou Emotionmaal Hardcore. Bandas como Embrace (com Ian MacKaye), Rites of Spring, Beefeater, entre outros, estão tomando a intensidade de uma projeção emocional e adicionando-a totalmente em seus respectivos sets ao vivo. Dizem que as multidões são deixadas em lágrimas pela intensidade. Esse tipo de show não é um assunto frequente, já que as bandas estão completamente esgotadas após suas apresentações. ”(Fonte: Thrasher , janeiro de 1986)
Emo pode ser ridículo, mas o não é totalmente falso: o gênero que MacKaye e Piccioto ajudaram a criar tornou-se conhecido por bandas que usam seus corações em suas mangas. Mesmo em 1986, o emo estava sendo mitificado e romantizado como um estilo de música que deixava o público em lágrimas e deixava os artistas “completamente esgotados”.
Era instrumentos derrubados, destruídos, gente chorando, pessoas sangrando a garganta de tanto gritar, banda tocando de costa para plateia, pessoas com jaquetas escritas nas costas com o nome "Não chore garoto Emo" ou "Enfie a faca nas minhas costas".

O Emo foi buscar, essa lágrima, esse grito. Questionando sobre seus valores. Era necessário romper com os limites impostos pelo Hardcore e todo o preconceito que haviam alimentado, tais preconceitos que impediam a exploração de uma música mais criativa.
É por esses motivos que eu tenho orgulho de ser Emo e ser livre.

terça-feira, 5 de março de 2019

As regras do Midwesteiro Emo



1. Diga a todos que é um cara mente aberta quando se trata de música.
2. Certifique-se que isso seja mentira.
3. Sua religião possui  deuses:
Irmãos Kinsela
4. Considere Diary o melhor álbum já feito na história da música.
5. Não tenha visual associado à comunidade Emo mainstream, mas use óculos de armação grossa e deixe a barba crescer isso é muito importante.
6. Tenha uma conta no last.fm.
7. Curta bastante American football.
8. E não esqueça de Cap n' Jazz, Mineral e Boys Life.
9. Afinal, Midwest é amor.
10. Seja hipster ( no melhor sentido)
11. Sem preconceitos, afinal, você é um cara mente aberta.
12. Esconda de todos os primeiros trabalhos do Cap N'Jazz .
13. Vá até This is band Emo conferir algumas bandas
14. Não, não vá! O This is Band Emo é um site de posers, não tem credibilidade.
15. Se alguém disser que o American football ficou ruim, diga que a pessoa tem a mente fechada.
16. Midwest emo te ensinou a ser fã de Jazz.
17. Você lamenta pelo The Get Up  kids ter virado mainstream.
18. Diga que a Halley Willians foi a melhor parceria do Af
19. Odeie My Chemical Romance, mesmo tendo ouvido bastante por um período da sua vida.
20. Gaste muito dinheiro comprando uma camiseta de banda que ninguém em sua cidade tenha.
21. Se algum dos seus amigos fã de Promise Ring falar em Emo pop, interrompa-o afirmando que Promise Ring também é pop .
22. Afinal, Emo só presta se for Hardcore ou Indie se for  alguma outra coisa não presta.
23. Curta todos os trabalhos do Joan Of Arc.
24. Sua musa não pode ser a Hayley Williams  (ela é mainstream). Diga ter tesão na Julien Baker
25. Se alguém disser que a música do Mineral ficou muito grande, diga que a pessoa tem a mente fechada.
26. Você xinga bandas como Fresno
27. Por outro lado, curte Mom Jeans ou Tiger Jaw
28. Não aceite o discurso de saudosismo dos mais conservadores.
29. Manifeste ódio ao Jimmy Eat World mesmo que você não o tenha.
30. Faça piadas com as letras do Emo trap.
31. Não curta Lil Peep, ao menos não publicamente.
32. Faça uma conta no Rate Your Music.
33. Diga que a melhor banda da atualidade se chama The World is an...
34. Lembre-se: é obrigatório curtir Math rock.
35. Então diga que o The Get Up kids matou o Emo
36. Diga a todos que é um cara mente aberta quando se trata de música.
37. Não deixe passar a oportunidade de xingar My Chemical Romance
38. Não deixe passar a oportunidade de xingar o The Used
39. Perca tempo discutindo na internet o que é emo.
40. Se você é do Midwest Screamo, fale a todo momento sobre Old Gray
41. Se você é do Old Midwest Screamo, fale a todo momento sobre Merchant Ships.
42. Odeie Pop punk.
43. Exceto Jawbreaker, claro.
44. Goste de qualquer coisa que o Owen lance.
45. Tente explicar aos amigos qual a diferença entre Mineral e Sunny Day Real Estate
46. Você diz que também curte outros gêneros,  mas não conhece quase nada.
47. Se alguém disser que Mineral ficou ruim, diga que a pessoa tem a mente fechada.
48. Baixe o álbum de alguma banda que nunca ouviu falar.
49. Nunca o escute.
50. Mas se um dia alguém perguntar sobre a tal banda, diga que curte apenas um álbum (cite o nome do álbum baixado, apesar de nunca tê-lo escutado).
51. Dissemine ódio contra as bandas de Emo pop.
52. Mas curta algumas escondido.
53. Diga às pessoas que o Emo e outros gritos é um site muito ruim (mesmo estando lendo isso).
54. Não aceite que as pessoas chamem Emo Trap é  emo revival.
55. Se os outros emos hipsters idolatrarem uma nova banda e você não a curtir, force até gostar.
56. Tente tocar algum instrumento.
57. Perceba que, mesmo depois de alguns anos, ainda não consegue tocar músicas de, math rock, avant-garde Emo ou algum outra coisa que  tenha ligação que você tanto ama.
58. O que sobrou foi montar um projeto de Emo Indie pop punk, afinal, é fácil de tocar.
59. Se não conseguir pessoas para embarcar nesse projeto, monte um projeto de Folk emo
60. Ignore o fato da sonoridade do se assemelhar ao Sadcore/Slowcore, e diga que Sadcore nem existe.
61. Encerre a banda antes de lançar a primeira música, e diga que parou de tocar, pois está se dedicando a alguma outra coisa.
62. Evite sair de casa, pois você fica em casa ouvindo emo.
63. Seja fã da página South American Emos.
64. Poste músicas Emo no Facebook.
65. Evite falar sobre o , Brand New, mas se alguém o fizer, diga que a banda tem resquícios de emo.
66. The Brave little Abacus é a banda mais subestimada.
67. Não apresente uma banda nova e interessante ao amigo. Por enquanto, só você pode conhecê-la.
68. Não perca a oportunidade de xingar o Tiger Jaw, mesmo que no fundo reconheça que a banda é competente.
69. Diga que Mineral é uma imitação do Sunny Day Real Estate, mas é legal mesmo assim.
70. Diga que Cross My Heart e Christie Front Drive são as melhores bandas do Final dos anos 90.
71. Todas as suas bandas preferidas de Midwest Emo já acabaram e quem voltou não toca igual.
72. Poste algo de ciência ou textos filosóficos no facebook, pois você é uma cara intelectual.
73. Todo ano preste homenagens à Cap N' Jazz, alegando que o mesmo era uma banda à frente de seu tempo.
74. Diga ao pessoal do trabalho que você é um cara mente aberta quando se trata de música.
75. Não perca a oportunidade de xingar o Weezer
76. Não perca a oportunidade de xingar os .
77. Se ache mais inteligente do que os outros emos.
78. Se compare com eles a todo momento.
79. Mas sempre rejeite o rótulo ou a associação ao movimento Emo.
80. Seu grupo de amigos é formado majoritariamente de emos.
81. Ande com eles.
82. Pergunte a todos se já ouviram Algernon Cadwallader.
83. Você já sabe que a resposta é: sim.
84. Você curte indie rock também.
85. Tenha um imenso respeito por Emocore Dc Sound.
86. É obrigatório curtir bandas desconhecidas dos anos 90, como Evergreen, Boilermaker, Indian Summer. etc...
87. Certifique-se de ter perdido muito tempo de sua vida procurando bandas obscuras na internet.
88. Mas finja para os outros que tem orgulho disso.
89. Lamente bastante o fim do Cap N'Jazz, mas diga a todos que a banda ainda continua viva espiritualmente no revival.
90. Saiba o nome de todos os álbuns do Empire! Empire!
91. Um de seus sonhos é ir ao show do American football.
92. E o outro, ao do Mineral, caso ainda não tenha ido.
93. Quando for se apresentar a alguém que esteja com a camiseta do My Chemical Romance, mesmo não tendo intimidade alguma com a pessoa, dê logo sua opinião dizendo que acha a banda muito pobre musicalmente. Fale isso antes mesmo de iniciar qualquer assunto.
94. Reclame porque no churrasco do fim de semana seus amigos, só bota pra tocar Pop punk
95. Sim, você curte Real Friends, afinal, você é um cara mente aberta.
96. Diga que seu gosto musical é incompreendido, e isso se deve à inferior capacidade cognitiva das outras pessoas.
97. Não se junte com roqueiros que curtam estilos tradicionais. Você é um ser superior.
98. Se você for homem, não tenha uma namorada.
99. Se você for mulher, nunca dê bola para os caras com gostos semelhantes.
100. Em nome da Emo não escute nada que eu digo.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Bandas de Screamo/Emo Brasileiro!


O Screamo é um subgênero do punk que tem na essência uma mistura do emo dos anos 80 (RITES OF SPRING, EMBRACE, etc) e do Punk/Hardcore. As letras - resgatam o que se perdeu do Emo, aquele espírito contestador, unido com os riffs rápidos do hardcore pesado e o vocal gritado,( Isso não significa que nunca há vocais limpos presentes) mas os vocais estridentes devem ser a força principal desse tipo de música, isso durante a musica toda, que constrói uma sonoridade caótica. Assim, o foco da música é muitas vezes ser tão intenso, emotivo e energético quanto possível. Esse movimento nasceu na Califórnia no começo dos anos 90, com bandas como Heroin.
Na década de 1990 e início dos anos 2000 o Screamo conquistou boa visibilidade.
O que contribuiu muito foi a expansão de fanzines, webzines, gravadoras e revistas independentes.

Mas esse Importante subgênero da cultura punk, o Screamo ou Skramz jamais se popularizou no Brasil, ao contrário de países como Estados Unidos, Canadá e Japão, além do continente europeu que tem a França como maior fornecedor desse tipo de música. Eu acho que o gênero não andou no país  pelo fato do termo ser usada em bandas de Metalcore/Post hc erroneamente. Acredito que um dos grandes diferenciais do Screamo é o fato de ser um dos estilos musicais com maior número de pessoas politizadas ou engajadas em causas sociais.

Apesar de não ter nenhuma cena de Screamo brasileira, temos algumas opções para quem quer ouvir uma gritaria de Terrae Brasilis.


Saddest Day de Belo Horizonte, formada por volta de 1998, e separada um ano depois, em 1999. Eles tocaram um estilo emo (apesar de nunca terem gostado de serem chamados assim kkk) muito influenciado por bandas da primeira onda deste gênero (que faz a ponte ao som hardcore), mas também por bandas screamo dos anos 90. Seu único material "Confused, Certo, Nice, Complicated, Simple, Feio". É reconhecido como um dos primeiros discos do estilo screamo na América Latina, e sendo o pioneiro do Screamo Br. Seus Proto Emos Br.


Jovem Werther é uma banda paulista de Screamo/ Emo/ Post metal. Para mim Definir sua atmosfera caótica e melancólica é como uma dor física
 Esse EP é um lançamento que é tão bonito quanto intenso e imponente, é um exemplo perfeito de embelezar os problemas mundanos de maneira tão dramática, que eles se deparam com o coração partido da morte prematura de um jovem infeliz. Liricamente, é uma bagunça direta de desgaste emocional; musicalmente, pode ser exigente e frenético como uma debandada de gazelas, ou pode ser tranqüilo e doloroso; e vocalmente, Jovem Werther usa gritos estridentes e desesperados, cantando melancolicamente, sem perder a beleza que é a instrumentação, e até mesmo a estrutura doce por trás dessa claustrofobia.
Frio e melacolia se encontra aqui.




Nvblado é uma banda de Santa Catarina que nasceram da junção impossivelmente perfeita de emo e pós-rock. É o tipo de sonoridade visto por  bandas estrangeiras com toques tropicais e melancólicos, que dão muita originalidade ao grupo
 Eles têm tudo o que você quer ouvir deste estilo de música,depassagens pensativas e melodiosas ou progressões de acordes suaves e melancólicas para redemoinhos, crescendos gloriosos e levantes, violentos levantes emocionais, letras cheias de angústia com inflexões poéticas e referências obscuras. Cada nota, cada momento de som é tão profundamente deliberado e intencional, seja reflexivo ou intenso, emocional caos, cada alta e cada baixa.
Seus álbuns Afogado e água rosa, são distintos, porém carregam os mesmo sentimentos, eles são essencialmente a trilha sonora de todas as crises existenciais que você já sentiu.
Dói, isso dói, como o carinho de suas mãos geladas/ Isso me destrói/ Estou reduzido ao nada”.



Concreto morto foi formada em Curitiba eles basicamente levaram o elemento agressivo do screamo como fator principal - sonoridade caótica, veloz e intensa beirando powerviolence ou grindcore, daí o termo "emoviolence" ser aplicado certamente neles.
Suas mangas trazem influências de Bandas de Emoviolence como Orchid, mas também bandas de hardcore metálico como Converge.
Eles lançaram 3 registros, o Ep Viver só, Medo da Astrologia que é o masterpiece, e uma demo. Eu acho.




Meia lua e soco foi uma banda de Campinas, de curta duração, mas que assinou seu nome no Screamo Br, eles lançaram uma Demo que transmite muita emoção de forma crua.






Golfo de Viscaya formada em Campinas. Traz o que bandas de screamo modernas tendem a ser fortemente influenciadas pelo pós-rock. Uma das primeiras bandas a conseguir essa combinação foi City of Caterpillar. mas essa banda constrói uma ótima linha entre Emo e Post rock.



Liberdade após a raiva
Eu particularmente acho essa banda muito legal, lembra bandas gringas.
Eles tocavam Emo/ Screamo de forma apreciativa.



3 segundos antes da queda foi formada em Brasília DF. Apesar de terem sido de curta duração, a sua mistura distinta de emo, skramz e simplesmente ótimas composições transformaram 3SADQ em uma das bandas mais amadas no screamo Brasileiro.



 A Besta deve morrer
Eu descobri essa jóia screamo subterrânea Br no ano passado, e que está agora na minha playlist... Eu realmente consigo cavar nada sobre eles sabe. Mas, afinal, não é de se esperar quando se fala em Screamo né?



Sivie Sue Mori  É uma mistura entre Post hardcore/ Screamo. Emoção é o que caracteriza esta banda originaria de  São Paulo. Na verdade eles não são tão Screamo, com suas influências mais ancoradas no Emo/Post HC. ( Eles tem até um cover do La Dispute) lançaram um EP e infelizmente nada mais.
Bem eu sei que é pouco comparado a outros países que o Screamo se firmou, mas vocês sabem né? Aqui é Brasil.
Estou aberto para recomendações, comentários e sugestões. Ainda para ser melhorado.
Vamos gritar mais Brasil!!!

Emo revival 2010's é falso (Meu comentário)


Emo revival (também conhecido como Midwest Revival ou emo da quarta onda ) as pessoas dizem que surgiu no início dos anos 2010s. Grupos do revival emo abandonaram em grande parte o estilo de meados dos anos 2000 emo em favor de um estilo influenciado pela década de 90.
Mas o nome Emo revival tem sido motivo  de controvérsia. Principalmente porque:
• O Emo nunca chegou a lugar nenhum.
• Um renascimento implica que morreu.
•A grande maioria das bandas de revivalistas tocam uma mistura de Midwest Emo, pop punk, math rock ou rock alternativo.
• O Emo nunca morreu apenas focaram no mainstream e esqueceram a cena Indie.
Veja as palavras que Evan Weiss afirmou: “É engraçado que as pessoas só estejam percebendo agora porque eu sinto que esse reavivamento tem acontecido nos últimos seis anos ... Não parece novo para mim, mas se é novo para eles, deixe-os desfrutar ". 
Realmente eu concordo com ele, eu posso citar várias bandas antes dos anos 2010 que já tinha o som característico do Revival.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Meu guia para o Emo 90's (Midwest Emo, Post Emo, Indie Emo)


Midwest emo (ou Midwestern emo ou Post Emo, Indie emo) refere-se à cena emo vibrante e influente que se desenvolveu na década de 1990 no meio oeste dos Estados Unidos. Empregando estilos vocais não convencionais, riffs de guitarra distintos e melodias arpejadas, essas bandas emo do Midwest se afastaram das raízes gênero hardcore punk deixando de lado a militância política e social, focando mais no íntimo e nos sentimentos, sua música é influenciada nas abordagens do Indie rock, rock alternativo da época, que combinaram elementos propagados pela Geração anterior. A música tende a alternar dinâmicas barulhentas e suaves; off-key, tenso ou "whiny" vocais mais doce; e partes de guitarra arpejadas "cintilantes". As dinâmicas musicais do post emo são repletas de interações entre pesado/leve. Essas bandas descobriram que o “Emocional” soava muito mais "Emocional" quando seguidas guitarras arpejadas "cintilantes". É comum as fingir várias vezes o clímax da música. Por isso, os vocais geralmente variam de intensidade diversas vezes durante a mesma música
O nome do gênero deriva de sua alta prevalência em cidades como Chicago, Madison, Kansas City e Cleveland, mas o estilo não é limitado ao Centro-Oeste, como exemplificado por Sunny Day Real Estate e Texas é o Reason.
No geral esse estilo de emo foca mais em temáticas pessoais, tristes, sentimentos de nostalgia, alegria acompanhada por uma sonoridade bonita e agradável que te faz repetir várias vezes a mesma música.

Não coloquei link nenhum, mas com o advento da Internet, músicas dessas bandas podem ser encontradas facilmente. Porque existem vários sites que trabalham com a procura por bandas similares. Digite qualquer uma das bandas citadas neste texto e à você será entregue uma lista enorme com bandas parecidas para você se aprofundar melhor no gênero.
E se você gosta de colecionar o material físico, os vinis não são tão impossíveis de serem adquiridos, porque muitos relançamento desses registros estão por aí.
Eu acho isso muito importante porque as pessoas meio que perderam o vínculo com o Emo dos anos 90.

Sunny Day Real Estate - Diary (1994)
Dahlia Seed - Valentine Kid's Litter (1994)
Cap'n Jazz - Burritos, Inspiration point, Fork Balloon Sports...(1995)
Christie Front Drive - Anthology (1995)
Karate - Karate (1995)
Seam - Are You Driving me Crazy? (1995)
Christie Front Drive - Self Titled (1996)
Texas Is The Reason - Do You Know Who You Are? (1996)
Chamberlain - Fate's Got A Driver (1996)
Braid - The Age of Octeen (1996)
The Promise Ring - 30° Everywhere (1996)
Boys Life - Departures And Landfalls (1996)
Jimmy Eat World - Static Prevails (1996)
Everyone Asked About You -Everyone Asked About You (1997)
Mineral - The Power Of Failling (1997)
The Get Up kids - Four Minute Mile (1997)
The Van Pelt - Sultans Of Sentiment (1997)
Evergreen- These Last Days (1997)
Joan Of Arc - A Portable Model Of (1997)
The Promise Ring - Nothing Fells Good (1997)
Cap'n Jazz - Analphabetapolothology (1998)
Braid - Frame & Canvas (1998)
Mineral - Endserenading (1998)
The Appleseed Cast - The End Of The Ring Wars (1998)
Penfold - Amateurs and Professionals (1998)
Knapsack - This Conversation Is Ending... (1998)
American football - American football [EP] (1998)
Mock Orange - Nines & Sixes (1998)
The Gloria Recird - The Gloria Record (1998) EP
Rainer Maria - Look Now look Again (1999)
Jimmy Eat World - Clarity (1999)
American football - American football (1999)
Castor - Tracking Sounds Alone (1999)
Brandtson - Fallen Star Collection (1999)
Pop Unknown - Arsenic Fails, Try Álgebra (1999)
The Jazz Tune - The Medicine (2000)
Cross My Heart - Temporary Contemporary (2000)
Imbroco - Are You My Lionkiller? (2000)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Emo 00 (meu comentário)

Ninguém realmente concorda com o que o "Emo pop" significa, e a década de 2000 é a mais ridicularizada das épocas, como se fosse uma espécie de "idade das trevas".
Aliás, Eu sinceramente acho que o Mainstream nunca entendeu o que é o Emo, mas vocês tem que concordar comigo que essas bandas não estavam totalmente separadas (Pelo menos totalmente) da última geração.
Você pode ter uma concepção de Emo diferente da minha e eu tenho que respeitar, Porém, se você for falar de uma estrutura musical( que quase nunca foi seguida a risca). Você que é entendedor de Emo, vai ver que existem exemplos de bandas que fogem da linha.
E falando da estética que os " Real emos" tanto ridicularizam isso não deve ser questionado porque se eu quiser montar uma banda com a proposta de tocar Emo e me vestir de Raposinha fofa, isso não impediria do meu som ser Emo.
Minha opinião é uma bosta no meio dessa fossa lotada de bosta, que algumas tentam ser mais cheirosas.
Obrigado pela atenção

Emozines (As escrituras Emo)




Os Zines são a espinha dorsal do Underground e com o Emo não é diferente. Não havia na época quase nenhum comercialismo no Emo, tudo era feito de forma Diy,
porque não tinha como fazer uma divulgação como se faz hoje via Internet. Geralmente era cheio de colagens ou desenhos para ficar mais dinâmico como é bem comum no Punk né? Mas nos encartes de bandas Emo tinha umas características bem marcantes. Alguns encartes tinham textos do dono do selo, com assuntos como raiva, desilusão e coisas que aconteceram quando tinha uns 4 anos.Tudo era feito a mão de forma esquisita, onde era usada somente letras minúsculas, com o uso de lápis, caneta ou em uma máquina de escrever. Era muito comum o uso de fotografias em P&B, imagens de velhos, crianças, mulheres, objetos enferrujados, coisas quebradas. Os encartes eram lotados de abstração. Essas tais características de auto-publicação ficaram conhecidas como escrituras Emo e foi rapidamente expandida para outras vertentes do harcore.




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Dance Of Days: Duas décadas na capital dos Estados Unidos Unidos

É uma obra que conta os 20 anos do movimento Punk em Washington DC capital dos Estados Unidos. Dance Of Days é diferente de muitas obras, porque é dividida em dois pontos de vista de pessoas que estavam envolvidas no movimento.
Jenkins e Andersen comentam como foi reviveciar esse movimento, desde suas formação até o desdobramento em várias panelas.
Esse livro é cheio de imagens que realmente capturam o espírito real do movimento, é como se você estivesse presente em uma apresentação em algum porão em Washington.
Para quem gosta de Dischord Records, Fugazzi, Minor Threat, Bikine Kill, Jawbox, Riot Grrl, Emo, SxE, Revolution Summer... É uma boa você pegar isso.